Durante 16 anos atuando na engenharia civil, pude notar que muitas pessoas se sentem um pouco como engenheiros e arquitetos quando o assunto são obras e reformas. O tipo de situação em que se ouve frases como:
“Para que gastar dinheiro se eu conheço um pedreiro que faz tudo?” “Conheço uma pessoa que faz mais barato e em curto prazo!”, ou “Já tenho um desenho aqui e vi no Youtube como fazer o passo a passo”.
Sinto informar aos desavisados, mas a engenharia e a arquitetura não funcionam assim.
Não é simplesmente fazer uma forma em madeira, prender alguns ―ferros‖ com arame, lançar em uma betoneira a brita, a areia, a água e o cimento, e pronto: temos o concreto armado. Como a medicina, os engenheiros e os arquitetos investiram anos da sua vida profissional atrás de uma mesa na universidade, entendendo sobre a dinâmica dos materiais, o dimensionamento dos elementos estruturais e não estruturais, e ainda como planejar, precificar e levantar uma obra e uma reforma, com o objetivo final de evitar custos exorbitantes. Há, ainda, profissionais que decidiram e se comprometeram a se aprofundar em áreas específicas, sendo necessários grandes investimentos em cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado, com o objetivo maior de se especializar e se atualizar cada vez mais. Na arquitetura, busca-se aperfeiçoar os espaços, atender às legislações em vigor quanto ao uso de um terreno, como também atender a expectativa de custo e funcionalidade. Na engenharia, busca-se elaborar e realizar estudos no solo, dimensionar adequadamente as estruturas em concreto armado, as alvenarias estruturais e não estruturais, analisar qual o melhor revestimento a ser aplicado, e ainda, como viabilizar o custo e o planejamento da obra. Engenharia é sim, uma fórmula. Entretanto, não tem nenhuma mágica envolvida! Sendo assim, ao contratar profissionais qualificados para pensar, planejar, projetar, executar e acompanhar as etapas construtivas ou reformas de uma edificação, você preza pela durabilidade, funcionalidade, desempenho e custo final da sua edificação. Pense nisso!